sexta-feira, 8 de julho de 2016

Parabenos - vilão ou mocinho?





Oi meninastudo bem?

Hoje vamos falar sobre parabenos!

Eles são produtos químicos usados na conservação de cosméticos. Têm capacidade solvente, antimicrobiana, antibacteriana e antifúngica. Eles podem ser encontrados em hidratantes corporais, tratamentos faciais, cremes de barbear, protetor solar, xampu, desodorantes, esmaltes, perfumes, maquiagens, e até em medicamentos.

Mas o que eles fazem?

Os parabenos, são disruptores hormonais. Isto quer dizer que, no organismo humano, passam-se por estrógenos. Conseguem ligar-se aos receptores celulares dos estrógenos e induzem as célula a comportarem-se como se, de fato, tivessem sido ativadas por estrogênios naturais.


Existem alguns indícios que a ação continuada dos parabenos está associada à maior probabilidade de cânceres hormônio-dependentes, especialmente o câncer de mama,


Exitem também evidências que os parabenos aumentam o stress oxidativo e alteram o DNA das células da pele, favorecendo o envelhecimento da pele e aumentando a probabilidade de câncer de pele.

É claro que ainda estão em estudo e nada ainda foi conclusivo.

Os parabenos podem provocar reações de hipersensibilidade e alergias respiratórias e dérmicas para algumas pessoas.

A anvisa diz que as quantidades utilizadas não fazem mal, mas eles estão presentes em tanta coisa, que será que essa soma não causaria dano?

Bom fica a critério de cada uma decidir,  mas se der para evitar melhor não é  mesmo?

Os tipos mais comuns são o metilparabeno(E218), o propilparabeno (E216), o etilparabeno(E214) e o butilparabeno.

Espero ter ajudado um pouquinho, não é muito minha área,  mas é  tanto evite parabenos pra cá, evite parabenos para lá,  que resolvi pesquisar o porque e  aproveitei para dividir o que encontrei com vocês.

Espero que tenham gostado e que de alguma forma possa ter ajuda alguma de vocês que estava em dúvida como eu. Se gostou do artigo, deixe nos comentários isso me deixa muito feliz e me motiva a continuar trazendo novidades para vocês,  e claro se não quiser perder nada basta seguir o blog.

Por hoje é isso, super bj e até a próxima.









0 comentários: