segunda-feira, 21 de julho de 2014

cuidados com os cabelos - umectação o que é e como fazer.

Oi meninas tudo bem????


Hoje vim falar dos cuidados com meus cabelos.

Junto ao meu cronograma capilar eu estou fazendo a umectação capilar.

Mas o que é isso afinal de contas? ??

Umectar é o mesmo que umedecer o cabelo. E  é feito com o que? Óleos!

 E como é feito? Bem existem vários jeitos de fazer, mas  eu enluvo as mechas do cabelos. (Como mostro no vídeo)


Mas quais as vantagens ou benefícios de se umectar os fios com óleos vegetais? Isso ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza. Além de dar um brilho lindo ao cabelo, ele fica mais macio e sela o fio do cabelo, mantendo-o hidratado por mais tempo.

Mas qual óleo é melhor usar?
Na hora de escolher o óleo usado na umectação, é fundamental que ele seja  extraído das plantas, geralmente das sementes, e é rico em triglicerídios (a gordura extraída da planta),


O azeite de Oliva Extra Virgem é o mais fácil de achar e é maravilhoso, propiciando brilho e vitalidade ao cabelo. Além disso, o azeite possui anti oxidantes que são  capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células.

Tem também o de Amêndoas Doce que é rico em vitaminas A e B, tem alto poder penetrante, hidrata e nutri o cabelo.

Óleo de Rícino (mamona): muito conhecido por seu efeito laxante, propiciando maciez, limpeza dos fios e crescimento do cabelo.

Óleo de Coco: é rico em vitamina E e ácidos graxos, tendo como uma de suas vantagens a absorção imediata pelos fios. Por ser composto por 92% de gordura saturada, este produto é altamente recomendado para cabelos secos, possuindo alto teor hidratante, evita o aspecto espigado, seco e pontas duplas, o que dá ao cabelo uma aparência de estragado. Em seu lugar, pode-se observar um cabelo macio e sedoso.

Óleo de Abacate: O óleo obtido do fruto, não o da semente, é rico em lecitina (ajuda contra queda de cabelo), ômega 9 (ácido oleico), vitaminas A, D e E.

Entre outros....


Você pode fazer antes de lavar os cabelos     ( deixando um bom tempo para agir), ou antes de dormir e lavar na manhã seguinte.

Fica uma dica: Os óleos (com exceções) não penetram os fios, portanto a cutícula não precisa estar aberta para receber a umectação, como na hidratação. Os óleos selam os fios e mantem a hidratação. Sendo assim, o cabelo pode estar limpo ou "sujo" ( sem lavar) para fazer a umectação.


Como a raiz do meu cabelo é oleosa, evito passar óleo nela.

Não tenha medo! Seu cabelo não vai ficar oleoso após a umectação. Lave quantas vezes achar necessário, seu cabelo só vai absorver o que ele precisa

Fica a dica (2): Lave sempre os cabelos com água fria após a umectação, assim você ajuda a manter a cutícula dos fios mais fechada e também não oxida os componentes do óleo.

A frequência da umectação depende do estado de cada cabelo, e vai diminuindo à medida que os fios forem tratados!

Lembre que a umectação não substitui a hidratação, ela na verdade é um tipo de nutrição!

Hidratação e nutrição são coisas diferentes. Por isso, as hidratações devem continuar sendo feitas toda semana ou quinzenalmente, dependendo das necessidades do cabelo.

No meu caso sigo o cronograma capilar que você pode conferir aqui

Espero que tenham gostado.

Qualquer dúvida deixe nos comentários.

Siga o blog para não perder as novidades.

Super bj e até a próxima.




0 comentários: